A Serra do Cipó está localizada na região sul da Serra do Espinhaço, que se estende em direção à Bahia. É formada por um conjunto de elevações entre 1000 e 1800m de altitude. Os quartzitos são as rochas mais comuns nesta parte do Espinhaço. São rochas metassedimentares relacionadas na sua remota origem com ambientes de sedimentação marinha e de formação geológica datada de 1,3 a 1,8 bilhões de anos.

A flora é exuberante: pelo menos 10 espécies podem ser encontradas por metro quadrado e da sua diversidade é comparável a das regiões mais ricas do mundo. Diversas delas são endêmicas ou restritas à cadeia do Espinhaço. Os tipos de vegetação se distribuem entre cerrado, mata de galeria ou ciliar, mata de capão e campo rupestre.

A fauna é exuberante com espécies raras de insetos e anfíbios. Várias espécies ameaçadas de extinção (lobo guará, cachorro do mato, veado campeiro, tamanduá bandeira) ainda são encontrados na Serra.

Em 1984 foi criado o Parque Nacional da Serra do Cipó com 34.000 hectares objetivando a proteção de sua flora, fauna, sítios arqueológicos e mananciais.

Em 1990 foi criada a APA - Área de Preservação Ambiental - Morro da Pedreira, um cinturão de 66.200 hectares ao redor do parque para uma proteção ainda maior das riquezas existentes: cachoeiras, corredeiras, "canyons", piscinas naturais, pinturas rupestres, que muito enfeitam a região.

E todas estas diversidades e recursos naturais são alvo de quem busca aventura, esportes radicais ou apenas uma caminhada tranquila, um banho de cachoeira e um contato mais próximo deste verdadeiro prodígio da natureza.

No sopé da serra encontra-se o distrito Serra do Cipó (antigo Cardeal Mota), pertencente ao município de Santana do Riacho, a apenas 96km de Belo Horizonte / Minas Gerais.

O distrito da Serra do Cipó oferece infraestrutura adequada para receber visitantes. E a D'Elber Pousada está preparada para receber seus hóspedes.

PRESERVE A NATUREZA!
FAÇA SUA PARTE!